domingo, 9 de junho de 2013

mais atividades de leitura

Mais atividades de leitura tiradas do livro Tijolo por Tijolo: Prática de ensino da Lingua Portuguesa.

PALAVRAS/FRASES/TRECHOS QUE NÃO PERTENCEM AO TEXTO

          Inserir no texto palavras, frases ou pequenos trechos alheios a ele, os quais serão identificados pelos alunos. Nesse caso, também, a quantidade deve ser pequena no inicio. Duas palavras, uma frase ou um trecho numa pagina são suficientes.
          Ao ler o texto, o aluno seleciona o que está fora do contexto. Ele pode sublinhas, colorir, ou riscar a expressão não pertinente ao texto. Exemplo:

Como escapar do vírus

       Para evitar que a gripe suína volte as aulas com os alunos, muitos colégios estenderam as ferias escolares. [...]
       Leia alguns cuidados para fugir da gripe tipo A.
  1. Não beba água diretamente do bebedouro. Use um copo descartável.
  2. Se alguém estiver tossindo ou espirrando, deve usar um lenço descartável a frente da boca, em vez de tossir e espirrar em todos ao seu redor.
  3. Quero dizer obrigada a quem me orientou sobre a gripe A.
  4. Quem estiver com suspeita da gripe A (febre acima de 38 ºC, abatimento, cansaço) deve ficar em casa para não contagiar os colegas. 
  5. Evite levar as mãos aos olhos, ao nariz ou a boca.

ENCAIXES DE PALAVRAS/FRASES/TRECHOS

        O professor retira do texto (meio ou final) certas expressões, deixando o espaço em branco. Abaixo ou antes do texto, coloca as expressões tiradas entre outras, semelhantes. O aluno escolhe e assinala as expressões que preenchem adequadamente os espaços vazios. Exemplo:
        Complete o texto utilizando a expressão adequada.


Piadinha

outra má noticia       décimo andar        muito cansados       lá em cima    
  
duas más noticias      quantos andares

          Quatro homens estão subindo um monte de degraus  levando um piano até o decimo andar de um prédio. Insatisfeitos e muito cansados com a missão, um deles diz:
          - Ei, por favor, alguém suba o restante e veja (   ) faltam.
          - Ok, vou eu - diz um deles.
          O homem sobe até o (     ) e, no caminho, deduz:
          - Bom, se eu subi seis andares, isto quer dizer que estamos no quarto andar.
          Ele retorna e diz aos outros:
          - Tenho (    ).
          - Diga-nos uma agora e a outra só quando chegarmos (    ).
          - Ok. Faltam seis andares para chegar.
          E assim foi. Os homens, (     ), chegam até o décimo andar e um deles pergunta:
          - Então, qual era a (      )?
          - A outra má noticia é que o prédio não é esse.
 


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