sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mais dinamicas para primeiro dia

Encontrei mais algumas dinamicas. Algumas são mais dificeis outras mais simples, mas todas bem legais! Vale a pena a leitura!!! Copiei do blog Descortinando as letras.

1 - Direitos e deveres

Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

2 - (com balas ou jujubas)

Distribuir balas coloridas ou jujubas aos alunos (pode ser 2 ou 3 para cada um. Pedir que as deixem em cima da carteira. Após, especificar as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, fazer mais ou menos o seguinte:
* verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
* azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
* vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Chamar um aluno por vez. Ele escolherá a cor da bala, falará sobre o assunto solicitado e ficará com a(s) bala(s) para ele. 

Depois que cada um falar, você pode perguntar ao grupo se quer perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o colega estava falando. Sugestão: Se o aluno diz que tem um irmão, perguntar se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, perguntar o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se a turma for de alunos maiores, você pode mudar os critérios, acrescentar outros como: Vida amorosa, vida profissional, livros, etc… Fica a seu critério.
http://questaodeclasse.wordpress.com

5 - Brincadeira das bexigas 

(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido, explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
Fonte: http://coelhodacartola.blogspot.com

6 - De Havana Veio um Barco Carregado De...

Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário

O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas." 
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira. 
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
ABEC/ http://vivianepatrice.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário